Descrição geral

A Cooperativa Norte Saúde é uma organização norteada pela filosofia cooperativista, que foi criada no ano de 2012, com o objetivo de atender a uma pequena empresa de Home Care especializada em serviço de assistência domiciliar, indicados para pacientes de todas as complexidades que necessitam de acompanhamento e cuidados especiais. Naquele momento, éramos cerca de 30 profissionais filiados, galgando o reconhecimento do trabalho em equipe e a prestação da assistência ao paciente e aos familiares. Hoje, somos cerca de 800 profissionais filiados, prestando o mesmo serviço de qualidade e assistência a esses enfermos que necessitam do nosso apoio, respeito e dedicação.

Estrutura organizacional

A estrutura da Cooperativa Norte Saúde é montada com base em profissionais da área de saúde como enfermeiros, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo e assistente social.

Enfermeiro: terá o papel assistencial, tendo que decidir normas e execução de procedimentos de diagnóstico, terapêuticas e cuidados, aplicando a Sistematização da Assistência da Enfermagem (SAE); identificar e classificar as condições que predispõem a riscos de saúde; organizar, dirigir, planejar, coordenar e avaliar os serviços de saúde prestados pela equipe de enfermagem em domicílio; conceber e promover processos construtivos, com objetivo de melhoria da qualidade de vida do paciente em domicílio; e realizar visitas semanais e intercorrências em qualquer horário, 24h por dia.

Técnico de enfermagem: trabalha em turnos de 6, 12 e ou 24 horas, conforme a demanda da escala elaborada pelo Enfermeiro; participa de treinamento; cumpre o papel de educador junto aos pacientes e familiares de acordo com o plano de tratamento específico e supervisão direta ou indireta do Enfermeiro;

Cuidador: trabalha em turnos de 6, 12 e ou 24 horas, conforme a demanda da escala elaborada pelo Enfermeiro. O cuidador é extremamente importante para as famílias que necessitam de um cuidado com o objetivo de atender as necessidades como: higiene, alimentação, remédios, cuidar das roupas.

Babysitter: ficam com as crianças geralmente por um período curto de tempo, e desempenham as tarefas segundo a rotina e necessidade da criança. A babysitter deve brincar e entreter a criança quando os pais estão fora, mas também dando suporte emocional e ajudando nas tarefas como escovar os dentes, fazer as refeições nos horários, etc.

Fisioterapeuta: procura adaptar-se ao ambiente domiciliar de cada paciente, desenvolvendo um senso de percepção, criação e improviso, buscando a utilização dos recursos dos quais cada domicílio dispõe, buscando extrair ao máximo os possíveis resultados terapêuticos com cada paciente. Pequenas adaptações são muitas vezes necessárias para atingir determinados objetivos terapêuticos específicos.

Fonoaudiólogo: atende ao paciente de forma personalizada, inserindo o processo fonoaudiológico à dinâmica de vida do paciente e de seus familiares, o que diminui o risco de internações ou re-hospitalização, além de melhorar a sua qualidade de vida e dos seus familiares.

Psicólogo: trabalha como meta principal ajudar o paciente/família na conscientização das emoções, dos conflitos não aceitos, que são expressos, muitas vezes, somente por meio da doença e do sofrimento; observa a rotina do paciente individualmente e dentro do contexto familiar.

Assistente Social: atua no núcleo familiar em um momento de vulnerabilidade efetuando análise social do caso, levantando o perfil social dos casos atendidos, e utilizando ferramentas como entrevistas, visitas domiciliares e hospitalares entre outras, a fim de realizar diagnóstico para possível intervenção; clarifica o que é Home Care para as famílias; atende, acompanha e monitora os casos atendidos; efetua o acolhimento da família e a orienta em relação à situação social enfrentada; sensibiliza para a alta e eventuais processos de “desmame”; avalia critérios de cunho psicossocial, econômico e ambiental.